Moradores de São Joaquim de Bicas recebem cestas básicas doadas por servidores da penitenciária local

Cerca de 350 pessoas serão beneficiadas. Elas moram próximas à unidade prisional e foram indicadas pela Associação de Moradores e pela Secretaria de Desenvolvimento Social municipal

Na última quarta-feira (19/8), 43 famílias que vivem próximas à Penitenciária de São Joaquim de Bicas (Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria), localizada no bairro Primavera, tiveram uma manhã preenchida por sorrisos, abraços e agradecimentos. Foi o primeiro dia de doações de cestas básicas para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. A ação social foi organizada por policiais penais, assistentes e analistas executivos de Defesa Social que trabalham na unidade prisional instalada no bairro. Os itens arrecadados compuseram 75 cestas básicas, das quais 43 já foram entregues; as 32 restantes serão distribuídas nesta-sexta (21/8).

“Todos os servidores abraçaram esta ação social, que é muito importante no sentido de fortalecer os vínculos da Polícia Penal com a comunidade, especialmente nestes tempos de pandemia e desemprego”, explica o diretor-geral da unidade prisional, Antônio Pataro. Para que tudo desse certo a equipe da penitenciária contou com o apoio da Associação de Moradores e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Joaquim de Bicas para identificar e cadastrar as famílias com mais necessidade de ajuda. Integrantes da Igreja Batista União também participaram com o empréstimo do espaço para a entrega dos alimentos e a indicação de pessoas em situação de grande vulnerabilidade social.

Jason 1

Uma das organizadoras da ação social foi a assistente administrativa Karina Neves, que trabalha no apoio técnico do setor de saúde da penitenciária. Ela não apenas é uma das servidoras da unidade, como também mora no bairro há seis anos, portanto, conhece de perto as necessidades de muitos vizinhos. De prancheta e lista de beneficiados nas mãos, ela recebeu os moradores selecionados com uma equipe de policiais penais composta por homens e mulheres. “Esta é uma ação solidária, conta com o engajamento dos servidores das diversas áreas do sistema prisional. Nos sentimos úteis em ajudar o próximo e queremos que esta seja apenas a primeira ação de várias outras”, revela Karina.

Para a policial penal Cristiane Leite Rodrigues, a ampla participação dos servidores mostra uma sensibilização com a situação do lado de fora da unidade. “Este engajamento da Penitenciária de São Joaquim de Bicas I foi lindo de ser ver. Mostra que vamos além do encarceramento”, disse a policial penal. Segundo o diretor-geral, novas ações já estão previstas para acontecer no bairro. “Não podemos nos esquecer dos aspectos sociais da região na qual estamos inseridos”, finalizou.

Jason 2

Surpresa

Alguns moradores da lista de beneficiados não puderam ir até o local da distribuição. No entanto, não deixaram de receber sua cesta básica. Foi o caso de Maria Erleide Azevedo, 60 anos, que por questões de saúde recebeu os alimentos na porta de sua casa. Inicialmente, levou um susto com a chegada de viatura do Departamento Penitenciário, mas logo viu que se tratava de uma boa notícia. “Não esperava por isso, vai me ajudar bastante. Fico agradecida e emocionada com a presença de vocês”, disse Maria Erleide aos policiais penais e servidores administrativos.