Ir direto para menu de acessibilidade.

Categoria: Notícias

Forças de segurança mineiras divulgam resultados da Operação Divisas Integradas III

• ícone de compartilhamento

Em Minas, foco da operação esteve nos limites do Triângulo Mineiro com o Estado de São Paulo; as ações culminaram em 370 prisões, dez capturas de foragidos e 183 kg de drogas apreendidas

Minas Gerais contabiliza os resultados positivos da Operação Divisas Integradas III, deflagrada entre os dias 24/10 e 2/11, em conjunto com os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. No território mineiro, foram 370 prisões, dez capturas de foragidos, apreensão de 183 kg de drogas e de 24 armas e abordagem de aproximadamente quatro mil veículos. As atividades tiveram como principal objetivo o combate ao crime organizado, em especial ao narcotráfico.

A operação, em Minas, concentrou-se na meia divisa da região do Triângulo Mineiro, com efetivo de cerca de três mil policiais e agentes das Polícias Militar, Civil, Penal, Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime ao Organizado (Gaeco) - ligado ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) -, além de duas aeronaves, seis drones, mais de mil viaturas e o caminhão CICC Móvel, equipado com diversos recursos tecnológicos e câmeras de grande alcance.

IMG 4097

O subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), general Ramon Marçal da Silva, destacou, durante entrevista coletiva na capital de São Paulo, a especificidade da operação na região do Triângulo Mineiro. “Minas Gerais teve foco particular no que tange ao crime praticado na zona rural, e nós conseguimos ser exitosos também em prender alguns indivíduos procurados há muito tempo e atuantes nesse ramo”.

Marçal revelou ainda que o trabalho conjunto a outros estados terá continuidade. “As ações vão se perpetuar, não tenho dúvidas disso”, diz. E acrescentou: “a integração das forças de segurança é um caminho sem volta e Minas Gerais está mergulhada nisso profundamente”.

Quatro estados

Trabalharam nesta operação cerca de 20 mil policiais dos quatro estados. Agentes do Exército Brasileiro, da Marinha e demais órgãos federais também estiveram empenhados, assim como o Corpo de Bombeiros Militar e Departamentos de Inteligência. No âmbito federalista participaram o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

IMG 3936

Ao todo, foram 1.427 detenções. As ações possibilitaram a apreensão de 357.460 maços de cigarros, o recolhimento de 7,4 toneladas de drogas e a retirada de circulação de 114 armas de fogo. Além disso, foram recuperados 54 veículos produtos de roubo ou furto.

Relembre

A Operação Divisas Integradas I, deflagrada na meia divisa entre o Sul de Minas e o Estado de São Paulo, durante os dias 6 e 10 de julho de 2020, resultou em 57 prisões, 11 kg de drogas e sete armas de fogo apreendidas, apenas pelas forças de segurança mineiras. A operação esteve focada, especialmente, nos crimes realizados em estabelecimentos bancários e que envolvem o uso de materiais explosivos.

A segunda operação integrada, por sua vez, aconteceu nos territórios de São Paulo e Paraná.

Texto: Paula Machado

Fotos: Dirceu Auréio/Divulgação