Unidades prisionais de Muriaé implantam Política Nacional de Atenção Integral à Saúde

O Presídio e a Penitenciária de Muriaé, localizados na Zona da Mata, passam a contar agora com as atividades do PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional).

Médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo, farmacêutico e nutricionista são os profissionais atuantes no Presídio de Muriaé. Já a Penitenciária de Muriaé conta com uma equipe formada por médico, psiquiatra, dentista, auxiliar de consultório dentário, assistente social, psicólogo e farmacêutico.

PNAISP 2

O diretor do Presídio de Muriaé, Rafael Souza Braz, destaca que a partir dessa ação a realidade da saúde dentro das unidades prisionais ganhará novos contornos. Ele conta que o êxito na implantação do programa ocorreu após a cooperação e parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé e da Diretoria de Saúde e Atendimento Psicossocial do Depen na formalização do termo de convênio. “Diante do cenário atual reforçamos o nosso compromisso da atender todos os princípios norteadores do sistema prisional. Os profissionais do PNAISP atuarão em perfeita harmonia com os profissionais da Sejusp que já atuam nas unidades. Nossos agradecimentos ao Poder Executivo Municipal, ao Conselho Municipal de Saúde e a todos os demais envolvidos direta e indiretamente nesta conquista”, pontua.

PNAISP 3

De acordo com os diretores a conquista é um grande avanço para os detentos, uma vez que o programa federal resguarda o direito das pessoas privadas de liberdade terem assistência à saúde de maneira contínua, adequada ao cárcere e sendo realizada por profissionais competentes e devidamente habilitados.