Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Categoria: Notícias

Detentos produzem mudas que vão levar mais verde às ruas de Teófilo Otoni

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Mais de três mil plantas já estão sendo produzidas; dez detentos foram certificados como viveiristas florestais e atuam no plantio 

Garantir uma profissão para o futuro e ainda contribuir com a construção de uma cidade mais bonita e arborizada. Dez detentos da Penitenciária de Teófilo Otoni, localizada no Vale do Mucuri, concluíram na última semana (16 a 20 de maio) o curso de Viveirista Florestal. Agora eles trabalham no viveiro da própria unidade prisional, com a produção de mudas que em breve vão levar mais verde e embelezar os canteiros e praças da cidade.  

Viveirista 1

Com carga horária de 40 horas, o treinamento ofertado pela Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ensinou de que forma preparar um substrato, como preparar o viveiro, como reproduzir a muda nativa, entre outros, em um conteúdo que abordou teoria e prática. Ao final do curso, todos os participantes receberam certificados e estão aptos para trabalhar na profissão.  

Mais de três mil mudas florestais e frutíferas, entre elas pés de uva, estão na fase de porta-enxerto, período essencial para o sucesso da plantação e, dentro de dois ou três meses, já começarão a brotar e estarão prontas para serem devolvidas para a Prefeitura e distribuídas por toda a cidade. Além de deixar o município mais bonito, as árvores produzidas na unidade ainda vão servir para recuperar áreas degradadas por desmatamento.  

Viveirista 3

Josimar Alves da Silva, 40 anos, é um dos participantes. Ele está há um ano e meio na unidade e conta com alegria sobre a produção. Todas as manhãs ele e os demais detentos colocam a mão no adubo para a fabricação das mudas.“O que aprendemos aqui vamos levar para a vida toda, inclusive para arrumar um serviço quando sairmos daqui, uma vida melhor pra gente”, afirma.  

“O curso de viveirista e o viveiro aqui da unidade estão contribuindo para a ressocialização desses detentos. A capacitação ofertada vai permitir o reingresso deles no mercado de trabalho, uma mudança de vida, além do embelezamento da cidade”, comemora o diretor de Humanização e Atendimento da Penitenciária de Teófilo Otoni, Thiago Colen Barbosa.  

Texto: Lara Nassif

Fotos: Divulgação Sejusp