Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Categoria: Notícias

Cinco projetos do Departamento Penitenciário são finalistas do Prêmio Inova Minas Gerais

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

 Foto: Divulgalção Sejusp

Sejusp lidera o ranking com o maior número de projetos finalistas nesta edição do prêmio

Cinco dos 18 projetos finalistas do 7º Prêmio Inova Minas Gerais são de autoria de servidores do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), pertencente à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Agora é a hora de votar nos projetos favoritos e mais relevantes, a fim de valorizar as equipes que trabalharam em propostas que fazem de Minas um estado cada vez melhor para os mineiros. A votação é aberta ao público e pode ser realizada até o dia 24 de novembro de forma on-line, pelo aplicativo MG App ou pelo site www.cidadao.mg.gov.br.  

O Prêmio Inova Minas Gerais foi instituído em 2016 e é dividido em duas categorias: “Ideias Inovadoras Implementáveis”, que abrange os trabalhos em fase inicial e que ainda não apresentam resultados; e “Iniciativas Implementadas”, que engloba ações já desenvolvidas com resultados mensuráveis. 

Para o diretor-geral do Depen-MG, Rodrigo Machado, a participação dos servidores da Polícia Penal no prêmio é um importante passo para o fortalecimento da instituição e para a implementação de iniciativas em prol da segurança do estado. “Nós, como servidores do poder público, temos como premissa trazer soluções e ideias que possam contribuir para a melhoria e desenvolvimento de Minas Gerais”. 

Foto: Bernardo Carneiro

Todos os funcionários, estagiários, bolsistas e empregados públicos da gestão governamental podem participar do concurso inscrevendo seus projetos nas categorias descritas. O prêmio tem como objetivo aproximar os servidores, reconhecer as boas práticas e incentivar a aplicação de ideias inovadoras na administração pública estadual.  

Os três primeiros lugares serão premiados financeiramente e o quarto lugar receberá menção honrosa. Os vencedores na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”, que está dentro da categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso”, também receberão o selo “O Estado Sabe Ouvir”. 

 

Foto: Bernardo Carneiro

Conheça os projetos finalistas do Departamento Penitenciário de Minas Gerais - Sejusp  

 

CATEGORIA IDEIAS INOVADORAS IMPLEMENTÁVEIS 

Liberdade em Ciclos  

Custodiados de unidades prisionais estão produzindo fraldas e absorventes descartáveis. A distribuição dos itens será gratuita e destinada às escolas públicas e instituições carentes.  

Conheça mais: http://www.seguranca.mg.gov.br/component/gmg/story/4236-presas-de-minas-gerais-estao-produzindo-absorventes-e-fraldas-para-instituicoes-carentes 

Projeto Família Presente 

Fomento da participação familiar durante a situação de privação de liberdade por meio de ferramentas digitais que reduzem as burocracias no acesso à informação e concentram todos os serviços necessários em um único canal de comunicação.  

Plataforma Ressocializar pelo Emprego 

É um sistema que visa interligar informações já existentes nas bases de dados do Depen-MG com a demanda de mão de obra ofertada pelo mercado para contratação de egressos do sistema prisional.  

CATEGORIA INICIATIVAS IMPLEMENTADAS DE SUCESSO 

Fabricação de máscaras por detentos 

Produção de mais de 8,7 milhões de máscaras de proteção, por detentos das unidades prisionais de Minas Gerais, para distribuição gratuita para a população do estado durante a pandemia da Covid-19. Milhares de pessoas foram beneficiadas com a produção, que envolveu centenas de presos em grandes fábricas instaladas em unidades prisionais de todo o Estado.  

Saiba mais sobre uma das ações: 

http://www.seguranca.mg.gov.br/component/gmg/story/4144-150-mil-mascaras-fabricadas-por-detentos-sao-doadas-para-municipios-atingidos-pelas-fortes-chuvas 

Módulo de Segurança Interna do e-Seg da Polícia Penal de Minas Gerais (PPMG) 

Desenvolvimento de um sistema para inovação de processos e armazenamento de dados relacionados às demandas internas e de logística das unidades prisionais de Minas Gerais. 

Texto: Ana Cláudia Resende