Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Categoria: Notícias

Sistema prisional mineiro celebra parceria com 543 empresas e 15 mil custodiados trabalhando após pandemia

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Dados que colocam o sistema prisional de Minas como o que mais emprega na região Sudeste foram apresentados para empresários na manhã desta quinta-feira (17), por meio de uma parceria com a Fiemg

Uma live transmitida nesta quinta-feira (17) possibilitou a diversos empresários conhecer um pouco mais sobre o cenário da empregabilidade no sistema prisional de Minas Gerais. A ação faz parte do Projeto Forte Fiemg, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, e contou com uma apresentação do diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado. Com 182 unidades prisionais, Minas Gerais se destaca no cenário nacional quando o assunto é oferta de emprego para pessoas que estão privadas de liberdade: são vagas de trabalho que vão desde a construção civil até a manufatura eletroeletrônica.

Atualmente, 543 empresas dos mais diversos segmentos do mercado estão atuando em parceria com o sistema prisional em Minas Gerais. De acordo com dados apresentados por Rodrigo Machado, uma planta com 10 trabalhadores contratados em regime LEP (Lei de Execuções Penais) gera ao empresário economia de mais de cem mil reais ao ano, quando comparada com a tradicional contratação pela CLT.

Embora a contratação por meio da CLT seja extremamente importante para o crescimento do país e para a redução das taxas de desemprego, a apresentação teve como objetivo ir além e mostrar ao empresário que a empregabilidade de custodiados também é uma alternativa factível e lucrativa, já que muitos desconhecem as inúmeras possibilidades de negócios que podem ultrapassar as muralhas e gerar emprego dentro de um presídio ou de uma penitenciária.

“Os benefícios para o empresário que instala um galpão de trabalho dentro do nosso sistema são inúmeros. Posso começar pelo baixo custo da mão de obra, já que há isenção de encargos trabalhistas como FGTS, 13º salário e férias; isenção de aluguel e IPTU no caso de utilização de estrutura pronta instalada dentro de um complexo penal; a possibilidade de adequar a quantidade de trabalhadores ao volume de produção, sem os habituais custos de possíveis demissões e o processo de profissionalização sem custo, durante os treinamentos e capacitações”, exemplificou Machado.

Proporcionalmente ao número de pessoas presas, Minas Gerais é o estado do Sudeste com o maior número de custodiados trabalhando. A expectativa do Depen é que empresários possam muito em breve ocupar um dos 51 galpões que estão vagos e que podem receber uma unidade fabril.

Benefício para o custodiado

Para o preso, os benefícios também são vários. Além da profissionalização e consequente capacitação profissional, há redução da pena – a cada três dias trabalhados, um é reduzido da pena total. Além disso, ele recebe remuneração de ¾ do valor do salário mínimo.

Assista a live:

https://www.youtube.com/watch?v=vC22NObkIC4

 

Fotos: Tiago Ciccarini/Ascom Sejusp