Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Categoria: Notícias

Depen-MG lança e-book de aldravias escritas por custodiados

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O e-book é gratuito e  contou com o empenho dos profissionais de educação de dezenas de unidades para produção

Na última terça-feira (28/11) o Departamento Penitenciário de Minas Gerais lançou a coletânea “Nas Sendas das Aldravias” – um compilado de poesias minimalistas escritas por custodiados do sistema prisional mineiro. A iniciativa é uma parceria da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (ALACIB-Mariana), com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O e-book, que está disponível gratuitamente, foi produzido pela Diretoria de Ensino e Profissionalização do Depen-MG e contou com o empenho dos profissionais de educação de dezenas de unidades prisionais e Apcs’s participantes do projeto. O lançamento da coletânea contou com dois momentos: uma roda de conversa com as pessoas privadas de liberdade no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto - unidade precursora do projeto - e o segundo momento, realizado na chefia de gabinete do Depen, com a entrega da coletânea em seu formato impresso pelos parceiros do projeto.

Nas Sendas da Aldravia

Nas Sendas da Aldravia é um trabalho que apresenta a aldravia, uma forma poética genuinamente mineira composta por seis versos univocabulares; apresenta também o seu contexto histórico, conceitual e metodológico, bem como fomenta o processo criativo e a multidisciplinaridade. As oficinas e palestras foram ministradas pelos poetas e educadores Andreia Donadon e José Benedito Donadon Leal.

Os servidores e colaboradores voluntários foram capacitados para realizar a multiplicação do aprendizado para as unidades prisionais e APACs de Minas Gerais, potencializando, dessa forma, as práticas sociais educativas não-escolares, promovendo por parte dos custodiados o prazer pela leitura e pela escrita, independentemente do nível de escolaridade e do vínculo com a educação básica.

Acesse o e-book e confira as aldravias produzidas:

Volume 1

Volume 2

Texto: Flávia Santana

Fotos: Tiago Ciccarini