Ir direto para menu de acessibilidade.

Menu

Saúde do Servidor

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor

No intuito de construir e aprimorar uma cultura de saúde e cuidado entre os servidores do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, a Superintendência de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS), realiza ações em unidades prisionais, socioeducativas e administrativas, buscando prevenir e promover a saúde individual e coletiva, além de campanhas temáticas nas redes sociais.

Atualmente, a DAS está estruturada em dois núcleos e uma assessoria. O núcleo de Saúde Ocupacional, concentra a articulação com a Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), no que se refere aos procedimentos para concessão de licença para tratamento de saúde de servidores efetivos e não efetivos, assim como registros de acidentes de trabalho, imunização, perfil profissiográfico previdenciário (PPP), ações temáticas, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, e solicitações de juntas médicas.

O núcleo de Atenção Biopsicossocial atua diretamente na assistência ao servidor, a partir de diferentes modalidades de atendimento e demandas, seja para fins de acompanhamento de servidores em ajustamento funcional, acolhimento psicológico por demandas espontâneas ou a partir de solicitação de gestores ou encaminhamentos de colegas de trabalho, além de auxiliar nas campanhas de saúde temáticas realizadas nas unidades prisionais e atuar no diagnóstico e intervenção nos contextos de trabalho.

Por fim, conta com uma assessoria de Assédio Moral, que atua realizando esclarecimento ao reclamante sobre noções gerais acerca da prática de assédio moral e os respectivos procedimentos de prevenção e enfrentamento, realizando orientação sobre o meio de formalização da reclamação de assédio moral, salientando os elementos relevantes a serem registrados na manifestação. Além de concentrar os procedimentos para atuação da Comissão de Conciliação em Assédio Moral, compete à Assessoria, difundir e implementar medidas preventivas à prática do assédio moral, por meio de cartilhas e informativos sobre a temática.

Entre em contato com a DAS por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.